Amanteigado Assente Velho - Apimentado
Mais Informações Mais Informações Mais Informações
 

> Fazer Encomenda

 
O Queijo que produzimos é um produto absolutamente natural, com características e proveniência únicas.

Por obedecer a um conjunto alargado de exigências de produção pecuária e queijeira, pelo seu carácter não industrial, pela sua constituição físico-química, microbiologia própria, cor, aspecto, aromas e paladares, recebeu a Marca 4 Quintas. Por estes motivos é Queijo tradicional de Ovelha Curado.

É obtido a partir do leite cru e extreme das ovelhas de Raça Bordaleira Serra da Estrela do rebanho da Quinta da Ribeirinha, alimentadas nos seus pastos e com os seus: fenos, compostos pelas variedades vegetais autóctones, que conferem ao leite os componentes requeridos.

Mediante uma coagulação accionada pela flor do cardo, temperada por sal marinho, e por um tempo de cura sempre superior a sessenta dias, vimos a ter o Queijo Tradicional 4 Quintas.

Esmero e Rigor

É a melhor forma de expressar como é lidado o Queijo na Quinta da Ribeirinha, com a técnica apurada a partir da tradição, que a nós chegou por geração.

A higiene e o cuidado de todos os pormenores em instalações adequadas, melhoram o característico e específico do bom Queijo e são fundamentais como garantia, de sanidade, imprescindível num produto alimentar de excelência, o Queijo 4 Quintas.

 

Não há dois queijos 4 Quintas iguais

Há sim dois Queijos irmãos, do mesmo leite, ordenha, rebanho e pasto, trabalhados lado a lado, de igual forma. O observador atento encontrará sempre em cada Queijo uma identidade própria, qualidade, da sua natureza.

Conservação

Terminada a cura aos sessenta dias, a microbiologia do Queijo, os demais constituintes e, o seu valor alimentar permanecem exigindo apenas um ambiente entre os 4 e os 8 graus. Em casos pontuais, para lhe manter a jovialidade, passe um pano branco humedecido em água tépida pelo exterior do queijo. Se pretende conservá-lo por um ou mais meses, não hesite em questionar-nos.

 

Como servir o queijo 4 Quintas

De verão e inverno, há sempre a ocasião de ouro, numa refeição de família como lanche de amigos.
Para que possamos apreciar o  Queijo 4 Quintas em todos os seus aromas e paladares,  devemos deixá-lo  tomar a temperatura ambiente ( 15 a 23 graus ). Só então o cortamos em sectores, e antes que a massa se distenda ou crie aquela barriga que lhe estica e faz desaparecer os pequenos olhos, fazemos a sua distribuição pelas pessoas. Deixamos que todos falem da sua excelência, com o paladar apurado por um bom vinho de região, de boa colheita, e um pouco de pão grande, massa de centeio em forno de lenha, se possível. Em culinária há um mundo de ementas a tornar ainda mais excelentes com o Queijo 4 Quintas, algumas das quais do segredo e tradição da região da Serra da Estrela. Um dia, pergunte-nos por uma, e saboreie.

Está convidado a vir ver como tudo se passa até surgir um queijo na produção da quinta da Ribeirinha, e até que o possamos designar por queijo 4 Quintas, e chegue, finalmente, à sua eleição.

 

Copyright © 2010 CEAP - Companhia de Empreendimentos Agro-Pecuários, Lda. Todos os direitos reservados.